fbpx

Publicações

Para ocupar uma colocação entre os melhores players do mercado, é preciso, acima de tudo, de uma gestão eficiente do conjunto empresarial, buscando um melhor desempenho em todos os setores constantemente. Isso porque, por mais competente que seja o gestor, ele precisa da colaboração de outros talentos para planejar e executar as atividades.

Nesse cenário, a assessoria jurídica é uma forte aliada para que o seu empreendimento seja bem-sucedido. Com ela, muitos contratempos podem ser evitados e menos dinheiro desperdiçado.

Quer entender melhor os benefícios que a assessoria especializada pode trazer ao seu negócio? Continue a leitura e confira!

O que é e para que serve uma assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é a atividade responsável por cuidar de todos os aspectos legais no ambiente empresarial, tanto na celebração de contratos quanto no controle dos direitos trabalhistas, questões ambientais e tributárias, dentre outras.

Esse tipo de serviço é prestado por um advogado ou escritório de advocacia especializados. Seu principal ponto é a prevenção de riscos e demandas judiciais que venham causar desgastes na imagem da empresa e prejuízos às suas finanças.

Como escolher uma boa assessoria jurídica?

Defina a forma de pagamento desde o início

O pagamento pelos serviços de assessoria jurídica pode ocorrer de diversas formas — por salário fixo mensal, por hora ou por demanda. Cada situação vai apresentar uma modalidade mais vantajosa.

Por isso, antes de fechar negócio, é importante que essas condições estejam bem definidas, de modo a comparar as propostas que mais se encaixam ao perfil da sua empresa.

A boa notícia é que elas podem se adequar aos mais variados orçamentos, atendendo tanto as grandes organizações quanto as empresas de menor porte.

Tenha cuidado com os “conhecidos”

Ao pensar no serviço de assessoria jurídica, é natural que o empresário sinta mais confiança em algum profissional que já seja do seu convívio, como um parente, amigo ou alguém que ele já tenha ouvido falar.

Contudo, é muito importante avaliar se esse profissional tem as características e habilidades que o seu negócio precisa. Não adianta contar um advogado trabalhista renomado se ele não tem experiência com questões tributárias ou requisitos para construção da estrutura societária.

Tenha em mente que grandes escritórios nem sempre são a melhor opção

Como mencionado, os escritórios de maior porte nem sempre representam a melhor opção para sua estratégia de gestão de riscos. Além de custarem mais caro, ainda há a possibilidade de não prestarem um serviço personalizado ou não oferecerem a mesma atenção que um negócio menor.

O segredo, neste caso, é observar atentamente o custo-benefício de toda a operação e a sua correspondência com as reais necessidades da empresa.

Quais são as razões para contratar uma assessoria jurídica?

Atendimento personalizado

Quando você conta com um time de assessoria jurídica, há uma proximidade ao o dia a dia da empresa e toda a sua infraestrutura, isto é, o advogado tem uma ampla visão de tudo que acontece naquele cenário e segue um planejamento conforme o perfil da organização. Assim, fica mais fácil propor ações para corrigir eventuais falhas.

Gestão inteligente

A gestão inteligente traz vantagens competitivas a todos os setores de uma empresa, uma vez que proporciona o melhor aproveitamento dos recursos, bem como auxilia na prevenção de riscos.

Nesse contexto, é muito mais eficiente ter uma gestão bem estruturada e que funcione de acordo com o escopo do negócio do que negligenciar essas etapas e, depois, ter que corrigir os problemas.

Acompanhamento negocial e de contratos

Outra vantagem de uma assessoria jurídica especializada é que esses profissionais também vão atuar acompanhando as transações realizadas pela empresa, os contratos celebrados com parceiros, os fornecedores e a relação de vendas.

O objetivo é deixar todas as operações cada vez mais seguras, de modo que contribuam para o crescimento do negócio.

A assessoria jurídica tem um papel fundamental para o bom posicionamento da empresa no mercado, garantindo que ela funcione dentro dos limites estabelecidos em lei e evitando ao máximo demandas burocráticas e judiciais que comprometam seus resultados.

Gostou das dicas? Agora que você conhece a importância de uma gestão especializada para o seu departamento jurídico, entre em contato conosco e confira as soluções que melhor se encaixam ao seu negócio!

Veja também