Startup Energia Solar: entenda como funciona e porque investir
A startup de energia solar é um negócio que tem sido cogitado como uma ótima oportunidade para um mercado em expansão no nosso país. O modelo chamado de startup, tem sua popularidade relativamente nova no Brasil e para muitos ainda é um termo desconhecido. A utilização desta palavra passou a ser mais comum a partir […]
A startup de energia solar é um negócio que tem sido cogitado como uma ótima oportunidade para um mercado em expansão no nosso país.
O modelo chamado de startup, tem sua popularidade relativamente nova no Brasil e para muitos ainda é um termo desconhecido. A utilização desta palavra passou a ser mais comum a partir dos anos 2000. A startup pode ser conceituada como uma empresa incipiente, ou emergente, tendo a sua tradução de maneiras diversas.
As startups são empresas que buscam crescer de forma bastante rápida através da inovação e da resolução de problemas que o mercado enfrenta. Elas geralmente são de pequeno porte e têm um modelo de negócio que está em constante evolução, o que as torna ágeis e capazes de se adaptar rapidamente a mudanças no mercado.
Assim, uma startup de energia solar vem para o mercado com mais inovação e tecnologia. O campo da energia fotovoltaica, como já vimos trazendo ao longo de vários textos em nosso blog, tem sido uma área bastante promissor, não só para investimentos, mas também para aqueles que desejam usar o empreendedorismo para resolver grandes problemas da humanidade.
Acompanhe o texto pois nele vamos nos aprofundar mais nesse tema!
O que é uma startup de energia solar?
As startups de energia são empresas em estágio inicial que atuam na área de energia e buscam inovar e solucionar problemas relacionados a esse setor. Elas podem atuar em diferentes segmentos, como produção de energia, distribuição, gerenciamento de consumo, armazenamento de energia, entre outros.
Startups de energia geralmente são as que buscam promover a eficiência energética, a sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa. Isso pode incluir o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para produzir energia a partir de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, ou mesmo a criação de soluções para gerenciar e armazenar a energia de forma mais eficiente.
Algumas startups de energia ainda podem atuar na área de serviços, oferecendo soluções para auxiliar consumidores e empresas a gerenciar e otimizar seu consumo de energia, reduzir custos e promover a sustentabilidade.
Como funciona uma startup de energia solar?
Como explicamos no início deste texto, as startups são empresas em estágio inicial criadas para solucionar problemas novos e do cotidiano através de ideias inovadoras. Uma startup de energia solar não é diferente, ela segue o mesmo modelo, tendo como finalidade a solução de problemas diários dos consumidores no campo relacionado ao consumo de energia.
As startups de energia solar vem, por exemplo, com a solução para o consumidor que deseja economizar no gasto com energia elétrica, bem como contribuir para o meio ambiente. Esse modelo de empresa também tem como característica importante o crescimento de forma escalada com o uso da tecnologia.
Podemos trazer aqui como exemplo de startup de energia solar as empresas que já fazem o modelo de distribuição de energia por assinatura. Esse modelo surgiu como uma alternativa ao custo de se instalar um sistema solar que seja próprio do consumidor, seja em residências ou pequenos comércios. Um projeto desse tipo para atender uma pequena residência ou comércio, não sai por menos do que 15 mil reais.
A energia solar por assinatura tem seu funcionamento a partir de créditos que são obtidos por grandes fazendas solares, ou seja que já possuem toda uma estrutura de captação da energia solar e distribuição. Essas grandes geradoras vendem a energia para as distribuidoras e, posteriormente, passam parte dos créditos que foram recebidos dessa venda para os consumidores.
Como a energia solar é consideravelmente mais barata do que outras fontes, elas conseguem oferecer um preço mais acessível.
Há outros problemas que uma startup de energia solar pode resolver são:
- Sustentabilidade ambiental: contribuir para a sustentabilidade ambiental e redução da pegada de carbono, permitindo que os consumidores adotem fontes de energia renovável e limpa.
- Acesso à energia: permitir que comunidades remotas e áreas rurais tenham acesso a energia renovável e confiável, que muitas vezes não têm acesso à rede elétrica tradicional.
Como abrir uma startup de energia?
Pode parecer difícil, principalmente por se tratar de um conceito de empresa relativamente novo, mas não é. Qualquer pessoa que tenha uma ideia no campo das soluções relacionadas à energia solar, assim como a vontade de desenvolvê-la, já está no caminho certo para criar uma Startup.
Não existem regras tão específicas e não é preciso um diploma de engenheiro, por exemplo, para criar um negócio crescente e de sucesso. Entretanto, é muito importante que, à medida que a empresa for se desenvolvendo, sejam feitas contratações de profissionais que vão executar e se responsabilizar por certas áreas que exigem maior atenção.
Realizar a criação de uma Startup é um processo que demanda bastante trabalho, mas com certeza é muito compensador para quem acredita no projeto que foi desenvolvido e está disposto a realizá-lo até que se torne o que foi imaginado.
É válido trazer que para criar uma Startup é preciso estudar o segmento que ela irá atuar. Isso não significa necessariamente possuir títulos, mas é interessante que qualquer pessoa que se disponha criar uma empresa nesse modelo, esteja sempre em busca de conhecimento que vai agregar no desenvolvimento do seu projeto.
O crescimento das áreas relacionadas à energia solar, bem como sua distribuição para os consumidores, tem sido demasiadamente considerável, uma vez que a demanda por consumir uma energia limpa e com custo mais baixo vem chegando cada vez mais.
Uma Startup de energia solar vem crescendo muito justamente para atender essas demandas do dia a dia de pessoas em suas casas ou comércios, e as soluções visam justamente facilitar a rotina daqueles que querem optar pela energia solar.
Basicamente, o caminho para a criação de uma startup no campo de energia solar é:
- Identificação do problema: pesquisar e identificar os principais problemas relacionados ao consumo de energia e como a energia solar pode ser uma solução para eles.
- Análise de mercado: analisar o mercado e a concorrência no setor de energia solar, identificando oportunidades e possíveis nichos.
- Plano de negócios: elaborar um plano de negócios detalhado, incluindo análise financeira, projeções de vendas e definição de metas.
- Pesquisa e desenvolvimento: investir em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar a tecnologia de energia solar e criar soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado.
- Parcerias estratégicas: estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e investidores para viabilizar o negócio.
- Marketing e vendas: criar estratégias de marketing e vendas para divulgar a empresa e seus produtos/serviços e atrair novos clientes.
- Monitoramento e feedback: monitorar constantemente a satisfação dos clientes e buscar feedback para aprimorar o produto/serviço e garantir a fidelização dos consumidores.
- Crescimento e expansão: planejar o crescimento e a expansão da empresa, investindo em novas tecnologias, parcerias e aquisições para consolidar a posição da startup no mercado de energia solar.
Qual a importância de assessoria jurídica para startups de energia?
A abertura de uma startup de energia solar deve passar por algumas etapas e cumprir certos requisitos para que possa de fato integrar o mercado. Os requisitos principais estão elencados na legislação específica, uma vez que a geração de energia é um setor regulamentado. Com isso, é importante observar tanto as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), quanto a legislação relacionanda ao marco legal da geração própria de energia.
Além disso, as startups precisam proteger seus ativos intelectuais, tais como marcas, patentes e direitos autorais, e garantir que seus contratos e acordos comerciais estejam de acordo com a legislação.
Muitas startups de energia solar precisam de investimentos para crescer e se expandir, e uma assessoria jurídica adequada pode ajudar na estruturação desses investimentos e garantir a segurança legal desses acordos.
A energia solar é uma área em que a responsabilidade social e ambiental é muito importante, e a assessoria jurídica pode ajudar as startups a entender as leis e normas relacionadas à sustentabilidade e implementar políticas e práticas responsáveis.
Portanto, o mais adequado e recomendado para se consultar antes da abertura do empreendimento é um advogado especializado. Este profissional, que possui o conhecimento necessário para interpretação e aplicação dos dispositivos normativos de acordo com a necessidade e possibilidade que se apresentar.
Além da consultoria na abertura da startup, o advogado é recomendado para a manutenção da startup, pois terá a capacidade técnica para apontar o melhor caminho quanto a algum desdobramento negativo que o empresário possa ter durante sua jornada.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso site e fique por dentro desse e outros assuntos.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com um advogado que seja da sua confiança. Ele dará todo o direcionamento necessário para melhor resolução do seu caso.