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Você sabe quanto vale a sua empresa? A resposta para essa pergunta é bastante complexa, mas ela é fundamental na hora de buscar um investimento, por exemplo, ou quando um sócio quer comprar as cotas de outro, e até mesmo quando surge a oportunidade ou necessidade de vender o negócio.

 

Apesar de sua importância, nem todos os empresários sabem dizer qual é o valor de mercado da sua atividade, ou de que forma ele pode ser calculado. 

 

Para ajudar os empresários no processo de conhecimento do seu negócio, existem alguns métodos de aferimento do valuation, de maneira a possibilitar identificar quais oportunidades podem agregar valor à sua atividade.

 

Mas, quais são esses métodos? No que consiste o valuation? Existem formas de aumentar o valor da empresa? Essas e outras perguntas serão respondidas neste conteúdo especial sobre como calcular o valor de uma empresa, conforme será demonstrado a seguir.

 

O que é valuation?

 

O termo em inglês “Valuation” é muito utilizado no ramo empresarial, e ele serve para designar a estimativa do valor de uma empresa. Ou seja, quando traduzido para o português, pode ser compreendido como “avaliação da empresa”, que consiste em um processo para determinar o quanto aquela empresa vale.

 

A partir do conhecimento do valor da sua empresa, o empreendedor pode buscar investimentos compatíveis com o tamanho do seu negócio, bem como saber qual seria uma valor justo para a venda da companhia. Por sua vez, os investidores também podem ter uma melhor projeção quanto ao valor de ações da empresa para o futuro e assim estimar o retorno do seu investimento.

 

Contudo, é importante destacar que, com exceção das empresas com capital aberto, em que o seu valor será o resultado da multiplicação do valor de ação pelo número de ações, o valuation não será um valor exato e definitivo.

 

Isso porque, existe mais de um método de avaliação, e, ainda que o comprador utilize o mesmo procedimento que você, o valor obtido pode ser diferente, por conta da complexidade envolvida no cálculo e nas variáveis envolvidas no processo.

 

Contudo, ainda assim, uma estimativa do valor é extremamente necessária, para que você tenha um domínio maior de conhecimento sobre o seu negócio, pois isso implicará diretamente no tamanho do seu poder de negociação.

 

Quanto vale uma empresa?

 

Conforme mencionado acima, a resposta para essa pergunta não é simples, posto que envolve a análise de muitas estimativas, variadas formas de cálculo, bem como ainda deve ser considerada a opinião do mercado.

 

Ou seja, muitas vezes a sua empresa pode valer muito menos do que você imaginava, considerando o que os investidores estão dispostos a pagar.

 

Quando se pretende estimar o valor de uma companhia, é preciso ter em mente algumas questões: A empresa é pequena? Ela ainda tem potencial de crescimento? O valor obtido é uma quantia que um investidor estaria disposto pagar? Detalhes como esses podem ajudar no processo de definição da posição de sua empresa  perante ao mercado, de modo que o seu valor possa ser mais assertivo.

 

Como fazer o cálculo?

 

Para se chegar a um resultado mais próximo da realidade, algumas premissas devem ser levadas em consideração na hora de realizar o cálculo.

 

Uma empresa saudável deve ser avaliada com a projeção do que ela pode render no futuro, e não somente pelo que já possui no presente. Para chegar a esse número, é necessário um bom conhecimento técnico em finanças, além de capacidade para analisar o mercado. 

 

Desta forma, o auxílio de profissionais preparados e experientes é indispensável para que o cálculo seja feito da maneira correta, e o resultado chegue o mais próximo da realidade. Ainda, é importante mencionar que existem mais de um tipo de metodologia a ser adotada na realização dos cálculos, conforme será visto a seguir.

 

Qual é o método utilizado no cálculo?

 

A contrário do que se pode pensar, o cálculo de quanto vale uma empresa vai muito além de somar o seus ativos, posto que o valor obtido seria apenas em relação ao aspecto patrimonial, um cálculo mais utilizado por quem quer vender uma companhia em apuros – que tem muitas dívidas, mas um parque industrial bem equipado, por exemplo.

 

Desta forma, existem alguns métodos de cálculo, sendo os principais os seguintes:

 

Fluxo de caixa descontado

 

O fluxo de caixa descontado consiste no método em que incide sobre a projeção do fluxo de caixa normal uma taxa de desconto, que visa reduzir, da soma dos valores que a empresa receberá nos próximos anos, um valor estimado para o risco da atividade. 

 

Esse desconto engloba  questões como o custo de oportunidade e a depreciação, sem prejuízo de outras variáveis, chegando, desta forma, a um valor mais próximo da realidade, motivo pelo qual pode ser apontado como o método mais utilizado e mais confiável.

 

Ainda assim, há muitos fatores de difícil previsão a serem considerados no cálculo. Se você tomar como base o fluxo de caixa para daqui a cinco anos, por exemplo, como saber qual será o índice de crescimento da empresa? E qual o risco envolvido? Desta forma, é possível fazer análises pessimistas e otimistas, com respostas para ambas, mas, se você não tiver um bom domínio desse tipo de cálculo, o resultado pode passar muito longe da realidade.

 

Neste sentido,  para responder com maior precisão questões como essas, é indispensável o auxílio de um contador. Ele vai ajudar a reduzir a margem de erro desse cálculo, para que seja possível apresentar um diagnóstico mais claro da situação.

 

Múltiplos de mercado

 

A segunda opção de método de cálculo é o por múltiplos de mercado,  para o qual é necessário fazer uma análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares já existente no mercado, principalmente quanto aos aspectos porte e setor de atuação.

 

Normalmente é mais bem-sucedida nos cálculos de empresas com capital aberto, em que é possível verificar um padrão de valorização e desvalorização do mercado de açõe, quando comparado com os dados se empresas semelhantes. Porém, este método apresenta a desvantagem de não considerar as particularidades de estruturas empresariais.

 

Por exemplo, duas empresas do setor de tecnologia podem ter valorizações semelhantes em um determinado período na bolsa de valores, contudo, uma ação estratégica adotada por uma e não pela outra pode determinar um crescimento maior entre uma delas, deixando a outra para trás. Desta forma, é necessário ter cuidado com a estimativa oferecida por esse método, pois pode ser que ele não retrate a realidade.

 

Valor patrimonial

 

Finalmente, conforme abordado acima, o valor patrimonial também é uma opção de cálculo, contudo, ele é baseado em valores de ativos, por meio do qual será obtido valor líquido do negócio desde o início de suas atividades, usando o balanço patrimonial como parâmetro.

 

A desvantagem é que ele não considera o potencial e a continuidade de crescimento do negócio. Motivo pelo qual este método se mostra um pouco simplista, sendo utilizado apenas para certas situações, como nos casos da venda de uma empresa em crise.

 

A despeito de o método mais utilizado ser o fluxo de caixa descontado, somente um profissional capacitado poderá analisar o histórico da sua empresa e concluir qual seria o método mais vantajoso para a sua atividade.

 

Como aumentar o valor da empresa

 

Para aumentar o valor de uma empresa, basicamente, é necessário fazer o caixa crescer, por meio da entrada de capital de giro, que pode ser entendido como a quantidade de dinheiro necessária para que a empresa desempenhe suas funções básicas, ou seja, o valor necessário para fazer com que a atividade não seja interrompida. 

É com o capital de giro que as empresas devem se organizar para adimplir os seus pagamentos, planejar investimentos, quitar dívidas tributárias, trabalhistas, dentre outras questões. Ou seja, ele é o responsável por manter a saúde financeira do negócio e facilitar a gestão das atividades.

 

Neste sentido, identificar qual é o principal fator de ingresso de capital de giro é fundamental. A partir da constatação, deverá ser investido esforços para ampliar esse fator e reduzir os riscos que possam atrapalhar a geração de caixa. 

 

Ainda, dentro das estratégias que podem ser adotadas está a disposição de produtos variados para a clientela, variando a fonte de ingresso de renda, como uma maneira de oxigenar o caixa do negócio, e, consequentemente, aumentando a lucratividade da empresa. 

 

Também é importante se destacar entre a concorrência, investindo em atrativos únicos no setor, que podem ser serviços como de entrega mais rápida, assistência técnica diferenciada, produtos inovadores ou serviços únicos.

 

Finalmente, manter a equipe treinada e motivada também é fundamental para o sucesso do negócio. Funcionários valorizados e em sintonia com os objetivos da empresa resultam em melhorias no desempenho das atividades, o que acaba refletindo diretamente no caixa.

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco, será um prazer lhe orientar.

TAGS: compra valor da empresa valuation

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